Escolho Viver une Brasília em favor da vida

Cerca de 200 pessoas participaram do Seminário Escolho Viver. Não ao Suicídio, organizado pela Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF). Durante todo o fim de semana, o evento tratou da valorização da vida e destacou a importância de debater o tema na sociedade. O teve o apoio da Federação Espírita Brasileira (FEB), do Centro de Valorização da Vida (CVV) e da Legião da Boa Vontade (LBV).

No sábado (01), pela manhã, Alejandro Vera – psiquiatra, coordenador da Associação Médico Espírita do Brasil (AME-BR) e conferencista de São Paulo – abordou aspectos psíquicos do suicídio e destacou ser preciso investir em prevenção. Disse ainda que é necessário combater a visão materialista, despertando o ser para a importância do que ele é. “O materialismo não se reduz à obtenção de recursos. Está relacionado a maneira como nos comportamos. Temos uma forma de pensar materialista. E isso exige uma mudança, uma transformação íntima. Precisamos conversar e vivenciar os valores evangélicos”, afirma.

Na sexta-feira (30), Mayse Braga, palestrante espírita, chamou a atenção para a necessidade de ouvir o outro, de dar importância às pessoas e valorizá-las. “É preciso conversar, olhar as pessoas frágeis. Se dermos mais atenção ao outro e deixarmos de estar tão centrados em nós mesmos, podemos ajudar e essas pessoas vão perceber e podem perseverar.” Mayse também tratou das consequências espirituais do suicídio e da importância da autoestima e do amor-próprio.  E destacou: “quando decidimos que não vamos lutar, parece que não vamos aguentar. Não podemos esquecer que as forças do bem querem nos ajudar”.

O encontro foi transmitido pela FEBtv e pela Web Rádio Fraternidade.