Liderança do evangelizador é tema do 3º Educar para Melhor Semear

Liderança do evangelizador é tema do 3º Educar para Melhor Semear
Gabriel Salum e Míriam Dusi falam sobre o pensamento, o sentimento e a atitude de um líder evangelizador espírita.

Você se considera um líder? Em torno dessa pergunta, o presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Sul (FERGS), Gabriel Salum, desenvolveu o seminário voltado para evangelizadores, coordenadores e trabalhadores do Departamento de Infância e Juventude (DIJ). O evento aconteceu na Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF), na 408 sul, nos dias 3 e 4 de fevereiro. Cerca de 150 pessoas estiveram presentes.
Logo na manhã de sábado, Gabriel realizou uma dinâmica descontraída com os participantes cujo objetivo era fazê-los entender conceitos como liderança, centralização de atividades, evasão de trabalhadores, dificuldade de organização, despreparo na tarefa e a importância de saber delegar.
Salum reforçou que todo evangelizador é líder e tem responsabilidades perante os desafios enfrentados na Evangelização espírita. “Nós exercemos influência uns sobre os outros, então somos líderes”, destacou. Ele conceituou liderança como “competência de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, inspirando confiança por meio da força do caráter e do amor”. Frisou ainda que competência é Conhecimento, Habilidade e Atitude - CHÁ.
A diretora da Federação Espírita Brasileira (FEB) Míriam Dusi também abrilhantou o seminário, ressaltando o sentimento de pertencimento que o evangelizador deve possuir: “ele deve ter amor pela tarefa de evangelização, pelo Movimento Espírita, pela Doutrina Espírita, e não pelo cargo que exerce”.
Na tarde de sábado, Gabriel apresentou os princípios da liderança: humildade, gentileza, paciência, perdão, altruísmo, compromisso, respeito e honestidade. Míriam acrescentou a abordagem, falando como deve ser o coração do líder. Os dois conversaram também com os participantes sobre a vivência da liderança na ação evangelizadora.
Já no domingo, Salum abordou Jesus como nosso modelo e guia de liderança. Disse que o Mestre é um exemplo de liderança servidora. “Liderar como Jesus é uma jornada de transformação”, afirmou. E acrescentou: “Devemos aproximar a forma como lideramos com a forma que Jesus lidera”.
Dusi relembrou a passagem do livro “Boa Nova”, de Humberto de Campos, na qual Jesus se encontra com seus apóstolos e os convoca para o serviço iluminativo na Terra e no coração de cada homem. Ela explicou o significado da expressão “Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida” e ainda reforçou a importância de reconhecermos a liderança do Cristo para que assim reconheçamo-nos como aprendizes e servidores na Sua seara. Releu com os participantes a Oração de Jesus a Deus e destacou “O Cristo rogou ao Pai por cada um de nós”.
O convite de Jesus é “quereis ser meus discípulos?”, pois que ele almeja de nós: “as suas mãos são as minhas na humanidade”.
O seminário contou com dinâmicas, música, trechos de filmes, murais e questionário reflexivo. “Ser líder evangelizador... está preparado?”

Foto: Alberto Cavalcante, diretor do DIJ, realizando atividade com os participantes do evento.

*A 3ª edição do Educar para Melhor Semear é uma parceria da Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) com a Federação Espírita Brasileira (FEB). Um curso de capacitação de evangelizadores, coordenadores e trabalhadores do Departamento de Infância e Juventude das Casas Espíritas do DF.
Gabriel Salum é autor do livro “O Líder Espírita”, juntamente com Maria Elisabeth Barbieri. Interessados podem adquirir a obra na livraria da FEDF.