PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Tirar o assunto Suicídio de debaixo do tapete será um dos desafios, no primeiro momento.



Estudo realizado pela Unicamp revela que 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em tirar a própria vida. Destes, 4,8% planejam a ação, contudo, 90% dos suicídios podem ser prevenidos.  A pessoa que está numa crise suicida se percebe sozinha e isolada. É preciso perder o medo de se aproximar dela e oferecer ajuda. Se um amigo se aproximar e perguntar: “tem algo que eu possa fazer para te ajudar?”, a pessoa pode sentir que está sendo acolhida e vislumbrar uma oportunidade para desabafar. Qualquer um pode ser esse “ombro amigo”, que ouve sem fazer críticas ou dar conselhos. O importante é estar preparado para ouvir. A principal medida preventiva é a educação. É preciso não ter medo de falar sobre o assunto, derrubar tabus e compartilhar informações sobre o tema.

 

A Federação Espírita do Distrito Federal, em parceria com Associação Brasileira de Psiquiatria, Conselho Federal de Medicina, Associação Psiquiátrica de Brasília, Federação Espírita Brasileira, Legião da Boa Vontade, CVV e Associação Médico-Espírita do Distrito Federal proverão, no dia 10 de Setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 2 atividades para o público geral.

 

PROGRAMAÇÃO


Às 8h30, no Parque da Cidade, haverá a Caminhada a favor da Vida.

A concentração será no estacionamento 12, às 8h30, seguida de uma volta pelo parque simbolizando uma marcha em favor da vida com faixas e distribuição de mensagens positivas.

 

Às 16h, na LBV – Legião da Boa Vontade, o jornalista e escritor André Trigueiro fará um seminário com tema “Viver é a melhor Opção”, título de um de seus livros com a temática do suicídio.