Seminário VIver é a Melhor Opção com André Trigueiro

Suicídio deve ser incluído na saúde pública

Proposta envolve outros setores da sociedade

 

Quebrar tabus e trazer o tema suicídio para o lugar que ele merece, como saúde pública, mídia e entidades sociais.  Essa foi a proposta levada pelo jornalista, escritor espírita, André Trigueiro, durante palestra na LBV, no domingo, 10 de setembro. Ele reforçou diversas vezes que a depressão, uma das causas do suicídio, é um problema de saúde pública. E cita estatísticas alarmantes sobre mortes antecipadas.

A cada 40 segundos alguém comete suicídio. Só no Brasil são 32 óbitos por dia, ocupando o 6º lugar no mundo. Mas, segundo André, de cada 10 suicídios, nove poderiam ser evitados, se houvesse mais informações, inclusive na mídia.

 Ele explicou a diferença entre depressão e estado depressivo. A depressão é doença e requer ajuda de especialistas. Não tem cura porque atua nas sinapses, mas, tem tratamento. Já o estado depressivo é passageiro, faz parte de alguns momentos da nossa vida.

O que fazer para tratar a depressão

Obter informações, buscar o autoconhecimento por meio do invisível, seja qual for a religião, crença ou fé espiritual. O escritor sugere, ainda, mudanças de comportamento. “Busque o que lhe faz bem e quem lhe faz bem”. Não se autoboicote porque “se eu crio dependência, eu perdi o controle sobre mim”. André ressaltou que há pessoas que não aceitam sofrer, é uma patologia.

Ao final da palestra, o escritor espírita reforça o papel de cada um: “Estamos aqui para dar o nosso melhor para a nossa vida e à vida dos outros”, arrematou.