Tim e Vanessa emocionam em noite de música na FEB

Tim e Vanessa emocionam em noite de música na FEB

Pouco antes das 6 da tarde, uma fila já se formava na sede da Federação Espírita Brasileira (FEB). Eram fãs à espera da apresentação de Tim e Vanessa, os irmãos de Belo Horizonte que encantam pelas músicas com mensagens que vão muito além do que a matéria pode compreender.

O servidor público Armando Reis chegou cedo para garantir um bom lugar na plateia. Para ele, as letras de Tim e Vanessa chamam atenção porque são pedagógicas. “Elas ensinam a gente, dentro de uma metodologia, mostrando que nós precisamos conhecer, compreender, sentir e viver para poder compartilhar e entregar alguma coisa", afirma.

Ansioso para ver o primeiro show da dupla, o funcionário público Yuri de Souza também chegou cedo. Ele conta que costuma ouvir as músicas de Tim e Vanessa no metrô e que a emoção é inevitável. “Eu fico me emocionando no meio das pessoas e elas não entendem o porquê. Estava muito ansioso para vir a esse show. Queria trazer até uma caixinha de lenços de papel por que vai ser difícil segurar as lágrimas”.

Atrás do palco, também ansiosos, estavam Tim e Vanessa. Essa foi a terceira vez deles em Brasília, a primeira em uma apresentação na FEB. Ao saber do carinho dos fãs que aguardavam a apresentação, Vanessa afirmou: “pra gente, é muito gratificante saber que essas músicas, esses poemas que primeiramente nos tocaram quando a gente teve contato, que tanto nos ensinam, estão realmente transformando e tocando as pessoas também. É uma alegria muito grande saber que as pessoas estão sentindo a mesma alegria, o mesmo conforto que a gente também sente”.

Com a mesma simplicidade com que canta, Tim falou da inspiração para compor as canções. “Na maioria das vezes, na hora que estou fazendo a melodia, me emociono pela profundidade dos ensinamentos que estão contidos nessas letras. É uma forma de conexão. O pouco que fazemos é dar uma forma para isso. Mas essa inspiração, essa intuição, essa alegria, essa comunhão de pensamentos já existe. O que nos cabe é fazer essa conexão. Isso que nos deixa feliz e dá força para continuar esse trabalho”.

Durante uma hora e meia, as cerca de 500 pessoas que acompanhavam a apresentação no cenáculo da Federação Espírita Brasileira (FEB) se emocionaram com a voz suave e doce de Vanessa e a simplicidade de Tim, acompanhando a irmã com o violão e a voz marcante. A apresentação ainda contou com a participação especial dos músicos Denis Soares, no violão e Felipe Vaz, no violoncelo.

Quase todas as canções foram acompanhadas pelo público num coro baixinho, harmônico, quase sussurrado. Ao todo, foram 15 músicas, mais uma no bis. Os sucessos da dupla como Vaso Escolhidos, Luzes da Luz, Médiuns, Pedro e Assim Seja foram apresentados.

A autônoma Glauciene Bento da Silva assistiu pela primeira vez a apresentação de Tim e Vanessa e conta que saiu do show com a sensação de paz, de calma. Já a professora Maria das Dores Góes esteve na plateia de Tim e Vanessa pela segunda vez. Ela saiu encantada da apresentação, destacando a doçura das vozes.

A militar Maria Solange de Albuquerque ficou extasiada. Ela conta que conhecia algumas canções da dupla através da interpretação de outros músicos de Brasília e que a sensação após o show era indescritível. “As letras são muito elevadas, totalmente voltadas para o Evangelho de Jesus. Achei lindo”.

O metroviário Bruno Silveira Lacerda Alves foi apresentado a Tim e Vanessa pela esposa, que tinha um CD da dupla. Ele conta que “há muito tempo não via um show tão bom”. Já sua mulher, a pedagoga Emanuela Barros de Almeida, afirmou ser muito fã de Tim e Vanessa. “Acho o Tim um compositor maravilhoso e a Vanessa é uma soprano divina. A gente se inspira muito na postura dela, na forma como eles são muito humildes, como conseguem se expressar muito bem e passar os valores do Evangelho e da Doutrina Espírita. A sensação é de grande cura espiritual”. 

O show de Tim e Vanessa foi realizado a partir da parceria entre a Federação Espírita Brasileira (FEB) e a Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF). A apresentação fez parte da segunda edição do projeto Som e Luz, que tem por objetivo divulgar a Doutrina Espírita através da música.