A CONSCIÊNCIA DAS EMOÇÕES

A CONSCIÊNCIA DAS EMOÇÕES

 

Adquirir a consciência das próprias emoções é fundamental para o indivíduo produzir uma postura positiva, dando sentido e significado de autocontrole à ansiedade que está associada ao medo, raiva, tristeza e alegria. Ao identificar qual a emoção que aciona a ansiedade e entender de que forma essa emoção interatua nos pensamentos e nas reações, o indivíduo não perderá o controle das suas emoções e evitará intempestiva crise de ansiedade.

A emoção é acionada instintivamente, de forma que o indivíduo precisa estar atento às suas sensações mais sutis, para rapidamente dar nome a elas e identificá-las, pois é rápido o desencadear de suas reações orgânicas. Os impulsos podem ser excessivos e incontroláveis.

Sempre que o indivíduo sentir-se ameaçado, seja por uma situação de atrito ou de embaraço que lhe acione a insegurança, seja pela sua privacidade exposta, a raiva de uma traição, o medo de perder uma posição, um objeto ou alguém, o cérebro ativará o mecanismo da ansiedade. É importante o indivíduo não permitir ser conduzido pelo “automático” e, aos poucos, assumir o controle das emoções em discrepância, como também o controle do seu pensamento, não permitindo divagações.

Intercedendo nesse momento sob uma postura de escolha da ação e não a reação sob o impulso da emoção, gradualmente o indivíduo assumirá o controle do mecanismo criado pelo cérebro, para resguardá-lo dos dissabores e colocá-lo em estado de alerta por meio da ansiedade. De forma a conhecer a própria mente, observa o reflexo da emoção sob o corpo e, trazendo algum conflito oculto entre eles, o indivíduo já terá identificado a emoção, dando nome a ela. E a razão da ansiedade será trazida à luz do consciente.

A ansiedade priva o indivíduo da dádiva do presente porque o arremessa sempre para frente, anelando vivenciar um futuro que não chegou, ou encarcera-o no pretérito, na perspectiva transpessoal, cujo espiritista tem a compreensão da vida após a morte como o tem da reencarnação. Por vezes, o indivíduo está vivendo uma ansiedade que desconhece de onde vem, porque observa a vida atual, os acontecimentos recentes e não encontra motivações que justifiquem as ocorrências ambientais ou psicológicas. Porém, quando efetua um mergulho na memória profunda, lá está uma causa além desta vida. Só uma visão reencarnacionista consegue esclarecer acerca de uma ansiedade temível, que vem do passado.

Inúmeras vezes a ansiedade está adormecida na lembrança traumática de um passado longínquo, sendo acionada pelo despertar da consciência neste momento para a libertação definitiva do cárcere traumático.

(Do livro RECONSTRUINDO EMOÇÕES

Iraci Campos Noronha, pelo Espírito Nise da Silveira)