Está aberto o IV Congresso Espírita do DF

Brasília (20-4-18) – Num momento em que a sociedade passa por situações de medo, incerteza, divisão e intolerância, o presidente da Federação Espírita do Distrito Federal, Paulo Maia, fez um convite para a autotransformação e a pacificação social durante a abertura do IV Congresso Espírita do DF, na noite desta sexta-feira, dia 20, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF).

Com a temática "O bem e o mal e seus efeitos na sociedade", o Congresso propõe uma reflexão sobre o mundo em que vivemos e quais caminhos podem ser adotados para a correção de seus rumos. “Muitos não escolhem ações no bem porque é careta, porque ninguém faz. Outros praticam o mal de forma discreta ou não. Por isso, propomos a todos um mergulho na consciência, com a ajuda de nossos palestrantes. Sejamos pacificadores, como nos convida Jesus. Temos um papel de transformação nesse mundo turbulento. Somos como representantes Dele”, afirmou. 

O IV Congresso Espírita segue até domingo (22) com uma extensa programação. Além dos 1.600 participantes inscritos, provenientes de 12 estados, entre crianças, jovens e adultos, e 300 trabalhadores voluntários, o evento reúne expoentes do movimento espírita de todo o país. 

Abertura

O evento teve início às 19h, com a apresentação  do pianista Raul Marques e da dupla Cláudia e  Euclides, acompanhados dos músicos Flávio  Fonseca, Izzo Maia, Gilsa Maria e Lígia Nogueira.

Compuseram a mesa de abertura: PAULO MAIA,  presidente da Federação Espírita do Distrito  Federal, RICARDO BARAVIERA, membro da  Coordenação Regional Espírita (CRE) da 1ª  Região, a qual representa Asa Norte, Asa Sul,  Lago Norte, Lago Sul e Vila Planalto; PAULO DE  TARSO LIMA – da 2ª Região, formada por Águas  Claras, Taguatinga Norte e Taguatinga Sul; VANDA  MARIA CARDOSO - da 3ª Região, abrangindo  Gama, Santa Maria, Novo Gama, Valparaíso,  Jardim Ingá, Cidade Ocidental e Luziânia;  EDUARDO PEDRA – da 4ª Região, formada por Formosa, Planaltina-DF, Planaltina de Goiás e Sobradinho;  ANA PAULA LOPES – da 5ª Região, que representa Paranoá, São Sebastião e Itapoã; HILTON SANTOS – da 6ª Região, formada por Brazlândia, Ceilândia Norte, Ceilândia Sul e Samambaia; ERIZALDO CAVALCANTI BORGES – da 7ª Região, formada por Cruzeiro Novo, Cruzeiro Velho, Estrutural, Octogonal, Setor Militar Urbano e Sudoeste;  ANA PAULA AGUIAR – da 9ª Região, formada pelas Casas Espíritas do Guará; GEOVÂNIA SOARES – da 10ª Região, que reúne Candangolândia, Núcleo Bandeirantes, Riacho Fundo e Park Way; e GERALDO CAMPETI SOBRINHO, Vice-Presidente da Federação Espírita Brasileira.

A abertura também contou com representantes da classe política do DF e do movimento espírita brasileiro, como Raul Teixeira.

Expectativas para o Congresso

Absorver conhecimentos para a reforma íntima é o objetivo de Stefani Matos, 28 anos, professora em  Brasília.  De família espírita e simpatizante da Doutrina, disse que participa do Congresso especialmente para assistir ao médico Alberto Almeida. “Compreendo suas abordagens, sempre muito objetivas”, afirmou.

Já a aposentada Marialva Borges garante  ser presença assídua em congressos espíritas. “Conheço todos os palestrantes e estou ansiosa para o Pinga-Fogo (quando os palestrantes respondem às perguntas do público), pois nesse momento podemos tirar dúvidas e aprender com os questionamentos dos participantes”, enfatizou.

O casal Wilson e Mariane Mattos, de Brasília, destaca o dinamismo e a ousadia do evento  em sua proposta de realizar inúmeras atividades concomitantes (na tarde de sábado serão realizadas 21 oficinas com os palestrantes). “Esse formato permite uma maior abrangência de temas e a oportunidade de escolhermos os assuntos que queremos conhecer. Isso a doutrina tem de maravilhoso: o respeito ao livre arbítrio do aprendiz”, sublinharam. Eles disseram estar ansiosos pela palestra de Adeílson Sales. “Ele se comunica muito bem com os jovens e isso nos interessa, pois trabalhamos com esse público”, acrescentaram.

O bem e o mal em várias abordagens

 O IV Congresso Espírita do DF é aberto a toda a  população, independente da opção religiosa. Prevendo várias abordagens para o tema “O bem e o mal e seus efeitos na sociedade”, a programação desta edição do Congresso inclui palestras, mesas redondas, conferências,  apresentações culturais e mobiliza palestrantes do DF e outros vindos de diversos Estados brasileiros, como o psicólogo Rossandro Klinjey; o juiz José Carlos de Lucca; o professor e historiador Simão Pedro; os médicos Alberto Almeida e Alejandro Vera; e as escritoras Neuza Zapponi e Mayse Braga, entre outros. 

Carta Aberta

A FEDF também preparou o lançamento de livros e atividades especiais, destinadas a crianças e jovens. Ao final do encontro, a entidade divulgará uma carta aberta à sociedade, com posicionamento em torno de temas de interesse geral como segurança, intolerância, ética e outros. A comunidade espírita do DF movimenta 160 instituições e agrega mais de 100 mil  frequentadores e simpatizantes.

Para além da divulgação da Doutrina Espírita, pelo estudo sistematizado, os centros espíritas desenvolvem importantes atividades, atuando junto a creches, asilos para idosos e junto às famílias menos favorecidas. Segundo dados do IBGE, existem mais de 12 mil instituições espíritas atuando diretamente com assistência e inclusão social. Ainda de acordo com o Instituto, o Brasil segue como o país com o maior contingente de simpatizantes da doutrina espírita: mais de 3,8 milhões de brasileiros se dizem seguidores do Espiritismo e outros 30 milhões declaram-se simpatizantes.

Serviço

O evento acontece entre 20 e 22 de abril, no Centro Internacional de Convenções do Brasil. Ainda há vagas para inscrições no sábado, diretamente no local. Mais informações e programação completa no site http://fedf.org.br/congresso/.

 

Texto: Ana Cristina Sampaio Alves e Cristiane Lopes

Fotos:  Ricardo Bastos