Luz, câmera, ação e debate

A partir de cenas de filmes, Mayse Braga, Neuza Zapponi e Edmundo César comentaram aspectos da vida real à luz do Espiritismo


Brasília (21/4/18) – Em continuidade às atividades do IV Congresso Espírita do Distrito Federal, na tarde deste sábado (21), Mayse Braga, Neuza Zapponi e Edmundo César participaram do Debate em Cena. Na ocasião, foram apresentadas cenas dos filmes Nosso Lar, O filme dos Espíritos e, por último, Causa e Efeito. Os palestrantes comentaram cada uma das cenas que abordaram temas importantes, como saudade dos entes queridos, família, provas e expiações, fetos anencefálicos e aborto.

Para Neuza Zapponi, a saudade é um sentimento natural, mas deve ser sentindo com desapego, porque pode ser prejudicial tanto para os encarnados quanto para os desencanados. “Temos que deixar o fluxo da vida correr, não vamos desencarnar junto dos nossos entes queridos”, disse ao comentar a cena do Filme Nosso Lar, no qual André Luiz dizia à sua mãe, no mundo espiritual, que sentia saudade e apego à família na Terra.

Ao comentar a cena do Filme do Espíritos, no qual o personagem Bruno Alves, após a morte de sua esposa, entrou em depressão e cogitava tirar a própria vida, Edmundo César avaliou que é difícil para os encarnados vencerem essas emoções trazidas por provas e expiações, mas afirmou que “toda dor, medo, mágoa, vício, violência e ressentimento, um dia há de passar”, disse. 

 

Seguindo a mesma dinâmica, Mayse Braga falou sobre a cena do filme Causa & Efeito, que retratou a história do policial Paulo, o qual, após perder esposa e filho em um acidente de carro, tenta matar Madalena, amante do deputado que causou o acidente de sua família. “Precisamos ter uma compreensão maior, uma renúncia maior, mas também não podemos estigmatizar as pessoas que não conseguem, por exemplo, levar uma gravidez dessa pela frente. Contudo, Paulo, ao assumir um compromisso que não era dele, mostrou que o amor pode superar tudo”, avaliou.  

 

Por: Isabel Carvalho