Sintonia e pensamento são ferramentas para a felicidade

Moacyr Camargo alerta para a influência do pensamento na construção de uma vida mais feliz

O palestrante Moacyr Camargo reuniu cerca de 200 participantes do IV Congresso Espírita do DF, num debate sobre o tema Sofrimento e Felicidade. Ele iniciou a reflexão afirmando: “O que é sofrimento, hoje, pode ser libertador na vida futura; mas o que é alegria, hoje, dependendo de nossas escolhas, pode se converter em muita dor, amanhã.”

Segundo o orador, a perspectiva de sermos espíritos imortais faz com que tenhamos, ao longo de todo o processo, períodos de crescimento, de sofrimentos, de alegrias e de ignorância. É natural, segundo ele, para todos nós que estamos a caminho da perfeição. “Vivemos ainda sob a influência de pensamentos materialistas, o que nos deixa vulneráveis à influência da espiritualidade maior. Muitas vezes descuidamos de nossos sentimentos, mas sempre teremos tempo de corrigir o rumo”, afirmou.

Utilizando a música como estratégia de sensibilização, Moacyr Camargo convidou os presentes a se questionarem sobre em que faixa de influência estão sintonizando. Segundo ele, nossa felicidade depende desse cuidado com as emoções e pensamentos.  “É essencial observar os conteúdos que absorvemos, por meio dos nossos interesses e sintonias”, concluiu o orador.

Por Ana Cristina Sampaio Alves