2º Educar para Melhor Semear fala sobre sexualidade em crianças e jovens

2º Educar para Melhor Semear fala sobre sexualidade em crianças e jovens
Os facilitadores Tereza Cristina e Marco Leite abordam o tema à luz da Doutrina Espírita

Após a incrível abertura do projeto com Sandra Borba em fevereiro, o “Educar para Melhor Semear” começou hoje (26.03) o seu primeiro encontro com mais de 90 evangelizadores, coordenadores e trabalhadores do Departamento de Infância e Juventude das Casas Espíritas do DF. O evento foi realizado na Federação Espírita Brasileira (FEB), das 15h  às 17h30, como de costume. A condução do tema “Sexualidade na infância e na juventude” foi feita pelos facilitadores Tereza Cristina e Marco Leite.

Inicialmente, o presidente da Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF), Paulo Maia, deu as boas vindas aos participantes e falou sobre a importância do aproveitamento do tempo enquanto estamos encarnados na Terra. “Que gastemos nossa energia fazendo o Bem”, destacou. Paulo ainda frisou o papel do trabalhador de DIJ: “Evangelizar é persistir e resistir”. Reforçou sobre o nosso compromisso com o Cristo, por isso a perseverança no Bem.

Em seguida, Tereza Cristina e Marco Leite (em ambientes distintos) conversaram com os evangelizadores de infância e de juventude, respectivamente, sobre o tema “sexualidade “. Eles abordaram as contribuições da ciência e do Espiritismo sobre o assunto. Analisaram os conceitos básicos sobre a temática, mostraram as etapas para o desenvolvimento sexual e afetivo saudável, avaliaram as dificuldades e os bloqueios que temos para tratar o assunto, identificaram estratégias de acompanhamento e orientação da criança e do jovem à luz da Doutrina Espírita. Ressaltaram a diferença entre instrução e educação sexual, e o papel da escola e dos familiares (pais) nesse cenário. “O lar é a principal instância de evangelização”, disse Cristina.


Além disso, os facilitadores reforçaram a importância de se usar a energia sexual, que é uma energia co-criadora, a serviço do amor. Devemos buscar nosso equilíbrio energético na caridade e no autoconhecimento. “A energia sexual (...) deve estar controlada por valores morais, que lhe garantam o emprego digno.” (Emmanuel)
E ai, estamos preparados para essa tarefa educativa?

O EPMS é um Encontro de Formação Continuada de Evangelizadores de Infância e Juventude, iniciado em 2016. Esse curso de capacitação é promovido pela Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF), em parceria com a Federação Espírita Brasileira (FEB).