A COJEDF 2019 foi E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R

Foi realizado no final de semana de 27 a 29 de setembro a Confraternização dos Jovens Espíritas do Distrito Federal (COJEDF 2019). O evento contou com a participação de 811 pessoas, entre jovens, trabalhadores e crianças, e teve como tema "Somos todos médiuns".


Caminhando sempre em consonância com o alto, este ano o evento convidou todos a refletir não apenas sobre a mediunidade como sobre a necessidade do cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade do nosso planeta. Os produtos da lojinha foram de fibra de bambu e coco, os pratos e talheres reutilizáveis (lavados por quem usou) e o lixo separado entre seco e orgânico.


Pela primeira vez o evento começou na sexta-feira, com um luau que, certamente, ficou marcado no coração dos jovens. O show da primeira noite ficou a cargo do maravilhoso Denis Soares. Sábado e domingo a animação foi feita pela Banda COJEDF, que colocou os jovens para dançar e cantar com muita energia boa e participações especiais de alguns encontristas.


Os formandos deste ano foram surpreendidos com a missão de conquistar sua formatura. Diferente de outras edições, eles precisaram trabalhar para ganhar adesivos dos coordenadores, iniciando seu rito de passagem e se integrando com sua futura equipe.

A doutrinária e as oficinas se juntaram para convidar o jovem a um momento de reflexão e autodescoberta. Temas relevantes do dia a dia, como conflitos familiares e vocacionais foram abordados em rodas de conversa. A emoção esteve presente em todos os momentos e temos certeza de que os jovens levarão todas as conclusões que tiveram para a vida.


A palavra chave dos três dias foi "comunicação". O diretor-adjunto de Infância e Juventude da FEDF e coordenador da equipe Doutrinária da Cojedf, Cassius Vantuil, lembrou: “a forma que eu me comunico com família, amigos, pessoas no dia a dia, essa comunicação é a base de tudo. Se eu me comunico bem com aqueles que estão vivos, eu vou comunicar bem com aqueles que estão desencarnados”. Observando a integração dos jovens, podemos afirmar que isso não só foi entendido como aplicado.

O evento foi lindo, cheio de luz e amor. Todos os participantes e a equipe espiritual fizeram com que essa COJEDF fosse espetacular! Somos todos médiuns. Logo, somos todos comunicadores. Esta foi a lição do ano. Devemos pensar em como fazer com que nossa comunicação aconteça sempre com muito amor, conforme os ensinamentos do Cristo.

Que venha 2020! Sete de setembro está logo ali com mais três dias de COJEDF. Aguardem que em breve daremos mais informações sobre o que os espera.

Confira as fotos do evento:
Assista abaixo os Melhores Momentos da COJEDF 2019.