Começa hoje o 5º Congresso Espírita do DF

Brasília (19/4/19) - Eu e Deus, como estamos? Esse é o tema do V Congresso Espírita do Distrito Federal, iniciado nesta sexta-feira. O evento é uma realização da Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e ocorre até domingo, dia 21, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O objetivo é alertar a todos para uma reflexão mais profunda sobre a própria sintonia com o “Alto”.

Na abertura oficial, o presidente da FEDF, Paulo Maia, destacou que o evento já é uma referência no calendário do movimento espírita do Centro-Oeste. “É com muita satisfação que iniciamos um novo Congresso, com o apoio de todos os presentes. A participação de cada um é essencial para transformarmos a sociedade, a partir da nossa mudança interior. Sabermos como está a relação com Deus é termos o termômetro da reforma íntima ativado”, enfatiza Paulo Maia.

Segundo ele, essa conexão independe da religião. “É por isso que o Congresso Espírita do DF é aberto a todos os públicos. Não temos o interesse de converter ninguém. Pessoas de qualquer religião serão bem-vindas. A ideia é refletir sobre o papel do bem”, comenta o presidente da FEDF.

De acordo com a organização do evento, cerca de 1,8 mil congressistas (entre adultos, jovens e crianças) participaram das atividades deste primeiro dia. As inscrições continuam e podem ser feitas diretamente no local.

 

PALESTRAS

Por falar em reflexão, o V Congresso contará com representantes do movimento espírita brasileiro, tais como: Divaldo Pereira Franco, Rossandro Klinjey, Simão Pedro de Lima, Saulo Cézar Silva, Alberto Almeida e Mayse Braga. Também participam os cineastas Wagner de Assis, diretor dos filmes Nosso Lar e Kardec, que estreia nos cinemas nos próximos dias; e Marcel Souto Maior, responsável pela biografia de Chico Xavier.

 

Confira a programação, clicando aqui.

 

EXPECTATIVA

“Nestes encontros nos amamos e nos instruímos. Também ampliamos nosso horizonte ouvindo debates que não podem ser produzidos no dia-a-dia em nossas casas, já que há a oxigenação das ideias, fomentadas por pensamentos trazidos de várias partes do país e do mundo”. 
Verônica Maia Baraviera, presidente do Centro Espírita Paulo de Tarso e coordenadora da livraria do Congresso


“Amar a Deus começa por relacionar-se com Ele, esse passo, pede-nos um olhar atento de como nos relacionamos com o Criador, como amá-lo, como percebemos o Seu Amor”.
André Leal, presidente da Sociedade Espírita de Assistência e Estudo (SEAE) Centro Espírita do Guará

 

“A nossa relação com Deus está presente em todos os atos, momentos e circunstâncias de nossas vidas (...) nós, homens, menosprezamos essa necessidade inerente, sentimos os efeitos negativos dessa falta de conexão entre o Criador a criatura, nas outras relações subsequentes: a minha relação com o próximo, com o mundo e comigo mesmo, pois eu preciso estar bem para ficar bem com tudo o mais que me cerca.”
Adailton Barreira Moura, presidente do Centro Espírita Nosso Lar.

 

Texto: Diva Ferreira

Revisão: Eduardo Brasil