Fazer as pazes com a dor e a perda é essencial

Brasília (20/4/19) - “Se não enxergarmos Deus dentro de nós, não O veremos em nenhum outro lugar”, afirmou o orador Saulo César Silva ao iniciar sua palestra no segundo dia do Congresso Espírita do Distrito Federal. Com o tema “Deus em mim, Deus em ti, Deus em toda criação”, o palestrante conduziu, com entusiasmo o assunto, as reflexões sobre o fato de Deus estar presente nos pequenos detalhes do cotidiano, não apenas nos momentos de conquista, mas, principalmente, naqueles que envolvem dores e perdas.

Segundo ele, durante a rotina turbulenta da sociedade, são raros os momentos de sossego e tranquilidade. “O silêncio é uma mercadoria muito rara”, enfatiza Saulo, reforçando que, em função disso, a presença de Deus, em nosso íntimo, se torna mais difícil. O palestrante afirmou que existem duas maneiras de acalmar o interior: “a dor e perda”. Para o orador, esses fatos geram sentimentos que fazem o ser humano valorizar o que, de fato, é importante para sua caminhada e, assim, valorizar o tempo na Terra.

 

EVOLUÇÃO

“O Espírito de hoje não é o mesmo de ontem e nem o será amanhã”, comentou ao mencionar sobre a evolução de cada indivíduo. Esses ajustes ao longo da caminhada, segundo trouxe o orador, se dão a partir das experiências vividas pelo Espírito durante as reencarnações. Para exemplificar, Saulo propôs à plateia um pequeno exercício de socialização, onde as pessoas deveriam fazer perguntas umas às outras.

Ao fim da dinâmica, ele discorreu sobre como o ser humano carrega preconceitos consigo e, também, que devem “descongelar os filtros”, se tornando mais abertos. Para Saulo, a generalização sobre diversos assuntos se deve por experiências já vivenciadas, porém ao internalizar tal acontecimento, as pessoas desconfiam da generalidade e bondade de outros. Por isso, sendo o palestrante, o perdão é essencial para a libertação de mágoas.

“Reconhecer que ainda há espaço para caminhar” e acima de tudo aprender a amar foi o que o palestrante quis transmitir para seu público. “Enxergar Deus no santo e no criminoso e entender que as ações de cada um são o resultado de suas experiências, nos ajuda a não julgar”, concluiu.

 

TOCOU FUNDO

Para a congressista Kênia Parreia, a palestra de Saulo foi cheia de emoção. “Eu até me emocionei no final, porque ele estava muito inspirado, falando frases que foram marcantes para mim, como essa da dor e da perda, por exemplo”, revelou.

 

Texto: Prisley Zuse

Revisão: Eduardo Brasil