FEDF realiza Curso de Fotografia no COMUNICA FEDF


FEDF realiza Curso de Fotografia no COMUNICA FEDF
Curso envolveu teoria e prática para trabalhadores da Comunicação Social Espírita

Nada melhor do que vivenciar momentos especiais e deixá-los registrados, não é mesmo!? A fotografia tem esse potencial de escrever com a luz histórias que fazem parte de nossas vidas. Como é bom poder compartilhar instantes preciosos de felicidade que temos. Histórias para contar e recordar... Por isso, na busca de aprimorar a teoria e a prática de trabalhadores da Comunicação Social Espírita, a Federação Espírita do Distrito Federal  (FEDF) promoveu nos dias 3 a 5 de fevereiro um Curso de Fotografia*. O intuito do evento foi ensinar a divulgar a Doutrina Espírita por meio do registro fotográfico.
O curso foi ministrado pelo fotógrafo Diego Martins e, logo de início, ele citou a frase de Robert Cappa: “Se uma foto não está suficiente boa, é porque você não se aproximou o suficiente”. Segundo Diego, o papel do fotógrafo é ser um motivador social. Para chegar nesse conceito, ele mostrou aos participantes exemplos e os fez vivenciar o manuseio de câmeras.
Ao longo do evento, foram abordados os seguintes tópicos: introdução à fotografia; montagem de câmara escura; os três princípios fundamentais - sensibilidade do filme (sensor) ou ISO, quantidade de luz (abertura diafragma) e tempo da luz (velocidade do obturador) -; regras de composição; direito de imagem x autoral; temperatura de cor; e outros.
Diego alertou para a precariedade da divulgação do Espiritismo por meio da imagem. De acordo com ele, precisamos conhecer mais os trabalhos desenvolvidos pelas casas espíritas e cabe aos trabalhadores dos Centros divulgarem essas ações por meio de um registro fotográfico de qualidade. O professor de fotografia reforçou a importância de cursos como esses que servem para “defender os trabalhos das Casas Espíritas e auxiliá-las a ter uma visibilidade artística melhor”.


*O Curso de Fotografia é um dos quatro cursos de capacitação que a Diretoria de Comunicação Social da FEDF promoverá este ano.