Refletindo sobre temas ligados ao trabalho realizado na Área da Mediunidade

PONTO DE ENCONTRO DA MEDIUNIDADE
A segunda edição do Ponto de Encontro da Mediunidade realizado dia 16 de julho último, FEDF 408 Sul, reuniu 87 pessoas com o mesmo propósito: refletir sobre temas ligados ao trabalho realizado na Área da Mediunidade.

As reflexões baseiam-se no livro Orientação para a prática mediúnica no Centro Espírita. Desta feita, foram trabalhados alguns itens dos capítulos 2, 3 e 4, tais como: 
Grupo Mediúnico: “Entendemos por grupo mediúnico a associação de pessoas que têm conhecimento da Doutrina Espírita e que pretendem dedicar-se ao estudo da fenomenologia medianímicas e, simultaneamente, praticar a excelente lição do próprio Espiritismo, que é a Caridade”. (Do livro Diretrizes de Segurança, capítulo II, pergunta 30.)
Assim, os membros da equipe têm responsabilidades e funções gerais e específicas, das quais todos precisam estar cientes para garantir o êxito da tarefa.
Obsessão: É “[...] o domínio que alguns espíritos exercem sobre certas pessoas". 
É praticada unicamente pelos Espíritos inferiores que procuram dominar, pois os bons Espíritos não impõem nenhum constrangimento. (LM, 2ª parte, capítulo XXIII, item 237)
Animismo: Diz respeito ao “[...] conjunto dos fenômenos psíquicos produzidos com a cooperação consciente ou inconsciente dos médiuns em ação”. (Mecanismos da Mediunidade, capítulo 23 – Mediunidade e Animismo).
Kardec esclarece: “É por vezes muito difícil distinguir, num dado efeito, o que provém diretamente da alma do médium do que promana de uma causa estranha, porque com frequência as duas ações se confundem e convalidam”.
OP, 1ª parte, item Controvérsias sobre a ideia da existência de seres intermediários entre o homem e Deus. Último parágrafo
Organização da Reunião Mediúnica: A reunião mediúnica não comporta improvisações por parte do dirigente nem dos demais membros da equipe dos encarnados. Não comporta por se tratar de atividade de atendimento e assistência a espíritos. Portanto, deve ser previamente planejada e organizada pelos Benfeitores Espirituais responsáveis pelo grupo no plano extrafísico.
Contudo, o bom senso indica que uma organização básica se faz necessária a fim de que o intercâmbio entre os dois planos da vida transcorra de forma eficiente e harmônica.
Reunião Mediúnica séria e instrutiva: Em O Livro dos Médiuns consta o que caracteriza uma reunião mediúnica séria e instrutiva:
A primeira, é que seja séria, na completa acepção da palavra. É imperioso que todos estejam convencidos de que os Espíritos a quem desejam dirigir-se são de natureza especialíssima; que, não podendo o sublime aliar-se ao trivial, nem o bem com o mal, quem quiser obter boas coisas precisa dirigir-se a Espíritos bons.
É preciso, como condição expressa, que os assistentes estejam em condições propícias, para que os Espíritos bons consintam em vir. (LM, 2ª parte, capítulo XXIX, item 327).
Uma reunião perfeita seria aquela em que todos os seus membros, animados de igual amor pelo bem, só trouxessem consigo, Espíritos bons. Em falta da perfeição, a melhor será aquela em que o bem suplante o mal. Isto é tão lógico que não precisamos insistir mais. (LM, 2ª parte, capítulo XXIX, item 330).
O item 341 do capítulo XXIX de O Livro dos Médiuns esclarece quanto ao comportamento esperado dos encarnados na reunião mediúnica séria e instrutiva. Resumindo:
Perfeita comunhão de vistas e de sentimentos;
Cordialidade recíproca entre todos os membros;
Ausência de todo sentimento contrário à verdadeira caridade cristã;
União em torno de um único desejo: o de se instruírem e se melhorar, por meio dos ensinos dos Espíritos;
Recolhimento e silêncio respeitosos;
Exclusão de tudo o que tenha por objetivo a curiosidade;
União de todos, pelo pensamento;
Isenção de todo sentimento de orgulho, de amor-próprio, de supremacia e vaidade, predominando a necessidade de ser útil, de servir;
Emmanuel enfatiza na obra O Consolador, (questão 372), a importância de ser mantida a simplicidade nos grupos mediúnicos: “A sessão espírita deve ser em toda parte, uma cópia fiel do cenáculo fraterno, simples e humilde do Tiberíades, onde o Evangelho do Senhor fosse refletido em espírito e verdade”.

O próximo encontro está agendado para o dia 20 de agosto, quando o grupo dará sequência aos capítulos 5 - A Prática Mediúnica Segura, e 6 - A Equipe Mediúnica.

Regina de Fátima Rodrigues de Souza
Diretora da Mediunidade – FEDF
Fone – 61 99172 85 35