Semear: primeiro dia do encontro destaca acolhimento e contextualização da mensagem do Evangelho

Cerca de 210 pessoas participaram neste sábado (16) do primeiro dia do 4º Educar para Melhor Semear com o tema "O Evangelho de Jesus no Cotidiano dos jovens e das crianças”. Organizado pela Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF), o encontro é dedicado ao aperfeiçoamento de evangelizadores e nesta edição foi conduzido por Adeílson Salles e Lúcia Moysés. Os palestrantes destacaram a necessidade de o evangelizador falar a linguagem do jovem e da criança para “lançar a semente do Evangelho”.

No sábado pela manhã, Lúcia e Adeílson falaram sobre a importância da evangelização, enfatizando que se trata do trabalho mais importante da Casa Espírita. Também abordaram a necessidade do compromisso, do acolhimento e da compreensão dos evangelizadores sobre os desafios da infância e da juventude.

À tarde, os participantes foram divididos de acordo com o público com o qual trabalham. Na sala destinada aos evangelizadores da infância, Lúcia Moysés separou a equipe em 12 grupos e cada um teve de elaborar um plano de aula, utilizando ferramentas como dramatização e material tridimensional. O objetivo era incentivar a criatividade e o planejamento na elaboração das aulas. Na conclusão, Lúcia destacou: “sempre digo que é preciso evangelizar na evangelização. Precisamos transformar o evangelizando em pessoa de bem para que ele cumpra seu programa reencarnatório. Para isso, necessitamos trabalhar o conteúdo em pequenas ações durante a aula. Por exemplo, podemos trabalhar a colaboração, o altruísmo, no momento de dividirmos uma tesoura ou um lápis durante a aula.”

Já Adeílson conversou com os trabalhadores da juventude sobre a necessidade de se aproximar do evangelizando, acolher, abrindo espaço então para a introdução de temas doutrinários. Em um momento de contação de histórias, ele também chamou a atenção para a contextualização. Disse que é preciso trazer o conteúdo para a realidade  do jovem, usando exemplos do cotidiano. “Precisamos nos questionar por que o jovem não fica na Casa Espírita. A resposta é: porque muitas vezes não tem mensagem na Casa que possa ir ao encontro do que ele necessita.” O palestrante ainda apresentou ao público uma adaptação da Parábola do Semeador, colocando jovens como personagens e fatos do dia a dia.

Quem participou do primeiro dia do Semear aprovou as atividades. Foi o caso da evangelizadora Joana D’arc Andrade de Sousa Pereira do Centro Espírita Campos da Paz (CECAP) de Planaltina-DF. “O encontro vai trazer uma nova visão para nós sobre como podemos trabalhar com jovens e crianças, sobre como podemos trazer o conteúdo espírita para a realidade deles. Também é importante porque aqui conhecemos outros trabalhadores, trocamos experiências, isso é muito importante. Aqui também tive a oportunidade de falar com o Adeílson Salles. Lá no CECAP trabalhamos no ano passado o livro dele “Paulo e Estevão para jovens”. Este ano, vamos abordar outra obra dele – “Game over”. Então conversei com ele e pedi dicas, ele me deu algumas orientações. Olha a importância deste trabalho!”, explicou Joana.

O Semear continua neste domingo (17).