Desordens em nosso mundo íntimo

Adeilson Salles: Desordens em nosso mundo íntimo


Amadurecimento. Este foi o contexto da palestra do psicanalista espírita Adeilson Salles, no segundo dia do Congresso Espírita do Distrito Federal.

Ele começou narrando uma experiência do escritor e psicanalista Rubem Alves, (in memorian).  Rubem havia sido convidado para falar sobre “Sabedoria e Simplicidade”. Na ocasião, comentou: “Só me chamaram para fazer essa palestra porque eu sou velho”.

Adeilson justifica essa citação do Rubem, pontuando as várias fases da nossa existência. Quando adolescentes queremos sentir todas as sensações. Quando adultos ficamos escravos de agendas. E assim estamos perdendo a nossa identidade, nos distanciando da nossa essência.

 Tal distanciamento é passado à família e traz consequências graves como a violência nas escolas, por exemplo. “É preciso ressignificar a educação”, analisa o espírita psicanalista.

Adeilson mostra a diferença no tratamento oferecido a um adulto e a uma criança que estão chorando. O adulto é consolado, confortado. Já para a criança a abordagem é diferente: Não chore! 

Na visão do educador e psicanalista, está na hora de assumirmos nossas responsabilidades, sem as culpas do passado e com o amor, pois todo processo reencarnatório é permeado de amor de Deus. E o grande processo é a reencarnação. 

“As pessoas não se relacionam, se escravizam”

“ O cúmulo da rebeldia é a pessoa morar sozinha e querer fugir de casa”