Nota Final Cojedf 2022

A COJEDF presencial voltou ainda mais ESPETACULAR!
Para quem estava com saudade dessa confraternização, saiba como a versão 2022 fez história

Chapéu maluco (Summaê), dancinha descolada, spotted, risadas gostosas, lágrimas (cláro!), formatura, show de talentos... Esse foi um pouco do clima da COJEDF - Confraternização dos Jovens Espíritas do Distrito Federal -, que este ano conseguiu retornar ao seu modo presencial após dois anos de pandemia. Ah! Pode colocar também uma baita pitada de conversa e emoção no tempero desse encontro ES-PE-TA-CU-LAR.
Sob o tema “Recordar, Reencontrar e Reviver”, o evento aconteceu nesse sábado, 17 de setembro, na Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF), sede do Sudoeste. A confraternização contou com a participação de 310 pessoas, entre jovens e trabalhadores. De fato, deu tempo de RECORDAR os momentos incríveis, REENCONTRAR amigos maravilhosos e REVIVER a centelha divina que habita no coração de cada um. Afinal a “COJEDF novamente acende essa chama em nós.”
Sempre trabalhando em sintonia com a Espiritualidade Superior, o encontro convidou todos a refletir não apenas sobre a prática da moral evangélica como também a busca do protagonismo juvenil, da felicidade de viver e do fortalecimento emocional do ser. “Os jovens estão revivendo emoções e se preparando para o futuro que necessita de apoio mútuo no campo afetivo”, afirma Paulo Maia, presidente da FEDF. “É muito amor que a gente recebe nesses eventos! Ainda mais em tempos de pandemia quando a gente passou por tantas dificuldades e que agora esse sentimento vem quadruplicado”, comenta a jovem Gabriela Feu.
A proposta da COJEDF 2022 foi associar a etimologia das palavras (recordar, reencontrar e reviver) com as Leis Morais. Cada verbo foi um momento: o antes da confraternização, o durante e o pós-encontro, respectivamente. Cada palavra abordou duas leis morais. Segundo o André Nonato, um dos coordenadores da equipe Doutrinária do evento, a COJEDF começou há duas semanas. Os jovens e facilitadores de juventude foram divididos em 14 grupos virtuais apelidados de famílias. Tarefas foram demandadas a eles até o dia do encontro, principalmente com muitos momentos de compartilhamento e união.
Na data da COJEDF presencial, além de se reencontrem, os jovens trabalharam a escuta ativa e a empatia, exercitando um Atendimento Fraterno entre eles. “Reproduzindo o que Jesus fazia, quando sentava e escutava os que estavam ao seu redor”, relembra Nonato. O pós-evento será o momento dos jovens cumprirem os compromissos: consigo mesmo, com os familiares, com a sua juventude e com o Centro Espírita a que pertence. “As leis morais compreendidas e aplicadas é o que nos faz feliz”, destaca o coordenador.
Por fim e não menos importante, o encerramento da COJEDF 2022 ficou marcado com a realização de um show de talentos. Jovens manifestando sua arte e uma bancada de jurados comentando e estimulando. Foi um momento envolvente e de muita empolgação!
Como sempre a COJEDF superou as expectativas!
É isso aí! Que venha 2023!

Vai um toquinho aí ou pode um abraço?
Se você acha que a COJEDF esqueceu da Covid-19, está muito enganado! O respeito ao distanciamento social permaneceu ao longo do evento inteiro. Por isso, foi montada a seguinte dinâmica: pulseiras nas cores verde e rosa indicavam, respectivamente, se o jovem espírita queria ser cumprimentado com um abraço ou só com um toque de mão mesmo.

Summaê? É de comer?
Summaê é basicamente um jogo de perguntas e respostas que utiliza elementos de criatividade. Essa metodologia proporciona um ambiente de ensino lúdico, descontraído, colaborativo e criativo, com liberdade de opiniões, aproximando evangelizador e evangelizando. Summaê vem da expressão summae (do latim), que significa somas. Ou seja, todos estão juntos, usando chapéus, pelo aprendizado.

Agora o recadinho é virtual, é!? 
Spotted, traduzido livremente, significa “marcado(a)”. É o que a gente faz nas redes sociais ao marcar alguém pelas características que te faz lembrar a pessoa. Seria, basicamente, mandar um recadinho maroto praquele jovem do seu agrado, qual correio elegante, só que virtual.

Assista agora aos melhores momentos da COJEDF 2022:
https://youtu.be/WA-TAEZneLQ