Sandra Borba e Carlos Campetti recomendam elaborar e proferir palestras de acordo com perfil do público

Sandra Borba e Carlos Campetti recomendam elaborar e proferir palestras de acordo com perfil do público
O quarto encontro, que coincidiu com o Dia dos Pais, ocorreu de forma online, transmitido por meio da plataforma do YouTube

Por Sionei Ricardo Leão 
Revisão: Cláudia Corrêa Andrade

Os oradores Sandra Borba e Carlos Campetti recomendaram aos participantes do curso de palestrantes espíritas da FEDF priorizar atenção ao perfil do público, antes e durante as palestras. Ambos compartilharam várias experiências e ensinamentos sobre a atividade de transmitir os conhecimentos da doutrina a diferentes grupos. 

O encontro do domingo, 13 de agosto, foi inovador, a programação foi acompanhada pelos alunos de forma online, por intermédio da plataforma do YouTube. 

Sandra Borba em vídeo gravado, especialmente para os inscritos do curso, discorreu sobre várias recomendações a respeito de se falar em público. Uma das orientações foi ter sensibilidade para entender o perfil do público que será abordado.

Algo que se deve evitar, destacou Sandra Borba, é a situação do expositor, que prima por conceitos científicos e filosóficos da doutrina espírita, não se preocupar em adequar-se ao público que é visivelmente mais voltado para os temas do acolhimento. Tal postura pode resultar em desinteresse de quem foi ao centro com uma outra expectativa. 

Carlos Campetti, que estava em Barbados, no Caribe, entrou ao vivo, logo após a gravação de Sandra. Ele contribuiu em todas as edições anteriores do curso. Nessa, também se fez presente, mas de forma online. 

A respeito dos cuidados com o público, Campetti frisou que faz parte das tarefas do orador saber com antecedência o perfil das pessoas que assistirão a palestra. Esse zelo vai permitir se ajustar da melhor forma para transmitir o conteúdo combinado. 

Tanto Campetti quanto Sandra Borba disseram que o expositor deve ter a sensibilidade de perceber a reação do público durante palestra, por meio de gestos e expressões faciais. Essa atenção propiciará ao orador redirecionar a abordagem, caso isso se mostre necessário, para captar melhor a atenção das pessoas.

Dia dos pais 
O quarto encontro que coincidiu com o Dia dos Pais teve um roteiro semelhante aos demais. Iniciou-se com uma harmonização musical com Felipe Vaz. Em seguida houve uma abordagem introdutória com Walid Daoud. A diferença ficou por conta da modalidade remota. 

Essa decisão permitiu aos alunos e tutores interagir sem precisar sair dos lares, numa data tradicionalmente de encontros familiares. A mediação foi feita por André Ribeiro Ferreira, Marcilene Pereira Reis, José Luiz e José Amin.