Em tempos de Covid, FEDF decide que preservação da vida é o maior compromisso

Em caráter de emergência, a Federação Espírita do DF promoveu a primeira reunião virtual do Conselho Federativo Distrital - CFD, na noite da última segunda-feira (1º de junho), com a finalidade de prestar esclarecimentos acerca do Decreto Governamental - 40.846, de 30 de maio, que trata das disposições sobre a realização de atividades presenciais nas instituições religiosas. A videoconferência contou com a participação do Presidente da FEB, Jorge Godinho, e do Secretário de Assuntos Religiosos do GDF, Kildare Meira.

O presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB), Jorge Godinho, ponderou que o papel da FEB é o de coordenar o trabalho do Movimento Espírita e que as Instituições, possuem independência e autonomia, devem analisar suas condições para definir o retorno das atividades presenciais ou aguardar o momento mais favorável, agindo com mais segurança, além de tomar as providências necessárias em atendimento às disposições elencadas no referido Decreto.

A convite da FEDF, o secretário de Assuntos Religiosos do GDF, Kildare Meira, fez uma explanação sobre o teor do decreto que permite a retomada dos encontros presenciais das Instituições Religiosas, em locais com capacidade para mais de 200 pessoas, desde que observadas as regras especificadas no Decreto. Esclareceu dúvidas importantes dos representantes das casas espíritas do DF e Entorno. Ressaltou ainda a importância da responsabilidade e colaboração do segmento religioso diante da situação emergencial causada pela COVID 19.

“A nossa prioridade é a preservação da vida, ou seja, enquanto não houver condições reais para retomar as reuniões presenciais, estamos orientando os centros espíritas a manterem e fortalecerem atividades virtuais”, comentou o presidente da Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF), Paulo Maia, que dirigiu o encontro.

O presidente da FEDF propôs a criação de um grupo de discussão, cujo objetivo é o de pensar o funcionamento dos centros espíritas pós-Covid19, fazendo uso das redes sociais. Solicitou o apoio de todos para fortalecer as Irradiações em prol da humanidade sofredora, colocando à disposição do movimento espírita, assessoria e ferramentas virtuais como apoio para efetivar a Dimensão Virtual do Centro Espírita.

A reunião foi encerrada com mensagem de fé e esperança.