Emoção marca encerramento do 8º Congresso Espírita do DF

Emoção marca encerramento do 8º Congresso Espírita do DF

Com o tema “o céu não desampara”, painel encerra congresso espírita, levando palestrantes e participantes às lágrimas.

Qual passagem bíblica poderia encerrar um evento espírita com a presença de 500 pessoas e mais de 30 mil e 500 visualizações pelo Youtube? O tema “As dores da alma e o socorro dos céus” se encaixa perfeitamente com a parábola dos 10 leprosos, lembrada pela palestrante Ana Tereza Camasmie durante o encerramento do 8º Congresso Espírita do Distrito Federal, realizado entre os dias 21 e 23 de abril, em Brasília. Ao lado de Adeilson Salles, Haroldo Dutra Dias, Saulo César e Alberto Almeida, os principais expoentes espíritas do evento, Ana Tereza recordou a passagem bíblica em que Jesus cura 10 leprosos, mas apenas um retorna para agradecer. Nesse momento, prostrado aos pés de Cristo, em profunda reverência e gratidão, o olhar do homem alcançou o olhar misericordioso de Jesus e ele foi salvo.

“Houve ali um momento de cura profunda, quando ele levanta os olhos e seus olhar se cruza com o de Jesus. Nenhum de nós gostaria de passar pelos momentos de dor que passamos, mas se estivermos gratos por isso, poderemos encontrar ali oportunidades para ver a face de Jesus”, afirmou a palestrante. A dor como instrumento de cura e busca espiritual também foi lembrada por Haroldo Dutra durante o painel de encerramento. “Emmanuel tem uma expressão: ‘A mão niveladora da dor’... A dor te despoja de todos os títulos, de todos os talentos, no momento da dor você é apenas criatura”, lembrou o expositor.

Ainda que o papel elucidativo da dor tenha permeado as exposições de encerramento dos palestrantes, a tônica entre plateia e público era de gratidão e alegria. Em lágrimas, Alberto Almeida lembrou de uma passagem dolorosa de sua vida, quando atropelou uma criança de cinco anos que veio a falecer logo depois. “Naquele momento eu recebi uma comunicação de um espírito amigo que me disse: ‘Meu filho, há duas portas de acesso aos processos obsessivos, uma é a culpa e a outra é vitimização. Você não foi culpado pelo acidente, mas você também não é vítima’”, relatou Haroldo, afirmando que dali em diante tornou ainda mais firme seu compromisso de atender crianças em situação de vulnerabilidade social. “Muitas vezes queremos que o socorro do céu desça à Terra, mas a convocação do espiritismo é que a Terra suba aos céus. Não é que os espíritos se materializem, mas que nós nos espiritualizemos”, convocou.

Também lembrando de períodos difíceis em que a espiritualidade se fez presente, Adeilson Salles relatou se sentir “atravessando um deserto” em determinado período de sua trajetória, mesmo sendo autor de 90 livros publicados. “Nessa época eu me lembrei de uma mensagem que recebi anteriormente, que dizia: Seja dócil e nunca te esqueças, quando faltarem braços humanos, os braços do Cristo estarão sempre abertos para você”, contou Salles, estendendo a mensagem a todos os presentes: “os braços de Cristo estão sempre abertos para todos nós”, concluiu.  

Por fim, Saulo César destacou a necessidade de levar os ensinamentos do Congresso adiante. “Quando chegamos ao final de um evento como esse, muitas coisas ficam em nossa mente, muitas informações, muitas coisas que ouvimos, mas o grande desafio é como vamos nos portar quando cruzarmos aquela porta de saída, quando voltarmos para as nossas casas, nossas famílias, nosso trabalho”, refletiu.

 A íntegra da última exposição do 8º Congresso Espírita do DF pode ser acessada aqui. https://www.youtube.com/watch?v=JjnRcFiDzGw

As inscrições para o 9º Congresso Espírita do Distrito Federal já estão abertas. Não perca essa oportunidade. Acesse: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdUu908hdKmqELP3-JDxapgbBMVVA9o1KlRP49aSKmqze7XQw/viewform