FEDF vai realizar Seminário sobre suicídio dias 30 de junho, 1 e 2 de julho

Acesse a programação completa no site: www.escolhoviver.org.br


Tirar o assunto de debaixo do tapete será um dos desafios, no primeiro momento

Estudo realizado pela Unicamp revela que 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em tirar a própria vida. Destes, 4,8% planejam a ação, contudo, 90% dos Suicídios podem ser prevenidos.  A pessoa que está numa crise suicida se percebe sozinha e isolada. É preciso perder o medo de se aproximar e oferecer ajuda. Se um amigo se aproximar e perguntar “tem algo que eu possa fazer para te ajudar?”, a pessoa pode sentir abertura para desabafar. Qualquer um pode ser esse “ombro amigo”, que ouve sem fazer críticas ou dar conselhos. O importante é estar preparado para ouvir. A principal medida preventiva é a educação. É preciso não ter medo de falar sobre o assunto, derrubar tabus e compartilhar informações sobre o tema.


Um tema ainda considerado tabu e um flagelo que a cada 40 segundos atinge uma família no mundo será discutido nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho na LBV - Legião da Boa Vontade. O Seminário“Escolho Viver, não ao suicídio” está aberto ao público geral a partir de 12 anos de idade. O objetivo é sensibilizar e dar subsídios para prevenção do suicídio. Acesse a programação completa no site: www.escolhoviver.org.br

Pela experiência dos especialistas na área, as ações que envolvem ouvir, falar, compartilhar e educar podem impedir muitos atentados contra a própria vida. Convide os amigos a participar!


Na lista dos palestrantes estão Mayse Braga, palestrante de Brasília, Alejandro Vera, médico psiquiatra e conferencista  de São Paulo, Adeilson Salles, autor e palestrante de Pernambuco e oCVV, associação reconhecida mundialmente, especialista no tema. Além das palestras, haverão oficinas onde o público discutirá o assunto levantado pelo CVV, dentro dos seguimentos: Jovens, Pais, Comunidade, Evangelizadores/Facilitadores e Atendimento Fraterno na Casa Espírita. 

O evento é realizado pela Federação Espírita do Distrito Federal e conta com o apoio da Federação Espírita Brasileira (FEB), do Centro de Valorização da Vida (CVV),  e da Legião da Boa Vontade (LBV).